Nesse Post vamos falar da Assessoria de Imprensa como a “grande” Ferramenta de Marketing Digital.
Ela é uma das grandes ferramentas de Branding e uma ótima tática de SEO off page na Estratégia Digital para sua empresa. A Imprensa constrói “valores” como nenhum outro meio faz.
Uma descrição técnica da Assessoria de Imprensa é: Desenvolver relacionamento ente as empresas, produtos e pessoas. E o resultado do trabalho da Assessoria Imprensa, é a “Visibilidade”! E quem não quer visibilidade nos dias de hoje não é?
Uma boa Assessoria de Imprensa, vai muito mais além que fomentar visibilidade. Não se iluda, a Imprensa tem poder, ela “destrói” ou “consolida” uma “marca”, mesmo com o surgimento da Internet e das mídias sociais, onde o consumidor consegue ter sua “voz ampliada”, a Assessoria de Imprensa é fundamental para construção de imagem, formação de opinião e alavancagem de novos negócios.
Credibilidade e autoridade na Internet.
Quando sua empresa se torna “fonte de boas noticias”, ela se posiciona como “autoridade”, e uma autoridade influência e vende! Se você imaginar o que uma simples entrevista pode fazer pela audiência do seu Site/Blog, não perderia tempo em contratar.
Com uma Assessoria de Impressa sua empresa poderá potencializar todas as ações estratégicas de comunicação, seja “online” ou “offline“. Com artigos, releases, notas ou coletivas de imprensa com um press kit adequado, o seu negócio pode conseguir a publicidade mais desejada no Marketing, a “Mídia Espontânea Positiva“, que gera engajamento e tráfego qualificado.
Ela pode ainda ser fundamental na construção do “Link Building” do seu site/blog. Essa é mais uma das muitas táticas de SEO (Search Engine Optimization), para construir a rede de links no seu site. Os links que entram e saem do seu site são levados em conta para “Relevar” sua posição na SERP do Google. Veja o infográfico a baixo e entenda melhor o Link Building.
Quanto maior a relevância dos sites que apontam para o seu site, maior a relevância do seu site. E isso significa que seu site, estará nos primeiros resultados de buscas no Google!
Estratégias de uma assessoria de imprensa
e o “quarto poder”.
A Morgam nasceu no offline, reconhecemos o poder da imprensa e temos provas da grande força em nossas campanhas. Convivemos muito com press releases, coletivas de imprensa e realizamos muitos press tour para envolver os jornalistas na história de nossos clientes para construir a credibilidade dessas empresas e por consequência aumentar a visibilidade no segmento delas.
E a imprensa faz isso como ninguém, ela fomenta a “comunicação espontânea”, gera muito “tráfego” e o principal, motiva um abundante “engajamento qualificado“.
E como funciona essa estratégia? Como se valer de uma Assessoria de Imprensa em um negócio digital? Sua empresa investe na assessoria, que faz um estudo dos fatores relevantes que são de interesse da imprensa nacional, internacional ou local, de acordo com o foco, coleta os clippings dos assuntos determinados, ou palavras-chave, para estudo e analise.
E assim, a assessoria elabora os releases, que tem como objetivo promover a comunicação espontânea. Distribui esses releases para os veículos, jornais, revistas e outros (online ou impressos), que publicam essas notícias, e essas são propagadas nas redes sociais, e consequentemente, vão parar na SERP do Google, no resultado de buscas. Fantástico, não? Veja no infográfico a baixo o funcionamento de uma Assessoria de Imprensa.
E porque a imprensa tem esse poder? Porque afirmam que ela é o “quarto poder”? Porque de maneira geral, elas precisam construir sua própria credibilidade. Ser “sério“, ser “responsável“, ter “responsabilidade social“.
Toda empresa nasce com uma finalidade, juridicamente falando, “ter seu papel social”, todas sem exceção, e o papel social da imprensa e o “resgate da cidadania” através da “informação” e a “conscientização social”.
Falamos da imprensa e sua credibilidade mas nós somos uma Agência de Marketing Digital, trabalhamos com “Marketing de Conteúdo”. A imprensa é o exemplo mais adequado para mostrar o que é “construir credibilidade“. E credibilidade é tudo para o sucesso de uma empresa.
Justamente por conta da “credibilidade”, da “autoridade”, da “relevância” que uma campanha publicitária precisa de uma Assessoria de Impressa para alcançar resultados. A empresa que possui esses atributos atrai muito tráfego e vende. Assim fica fácil vender!
A “mente” do consumidor precisa de “segurança“, isso é característico do ser humano. Na Internet a “segurança” é tudo, é fundamental para o resultado. “Incorporar a sensação de segurança” na mente das pessoas, “passar” essa “credibilidade“, só uma boa Assessoria de Imprensa consegue fazer.
Já falamos que a Imprensa, é a grande ferramenta de Branding. E para o Digital ela é a “grande ferramenta de Marketing de Conteúdo”. Quer atrair tráfego e ter relevância no Google? Use uma Assessoria de Imprensa”.
Nós da Morgam ❤ amamos Assessoria de Imprensa! Uma boa assessoria, leva sua empresa a caminhos inimagináveis no que se refere a engajamento do seu público, funciona como “perfume para uma mulher agradável“, é perfeito.
No inicio do século 19, por volta dos anos 1844 em diante, tivemos o inicio dos serviços de telégrafo, as pessoas comentavam que seria o fim do Jornal, que recebia noticias por cavalos, para publicar. A partir dos anos 90, a imprensa, e nós, das Agências de Propaganda, começamos a ter contato com a Internet no Brasil, e apesar de alguns incrédulos da época, notamos que a Imprensa foi uma das primeiras a tomar conta do “ambiente da Internet”, se encaixar e descobrir como se valer dela para cumprir o seu papel.
Naquele período chegamos a ouvir que “seria o fim dos jornais e revistas”, coisas assim. Mas eram as vozes das minorias que distribuíam gotas de falta de visão, que se disparam sem efeitos danosos. Em fim, a Impressa hoje é mais forte e mais poderosa que nunca. E melhor ainda: Hoje ela tem a “velocidade” como parceira. Conte o tempo de um “clique”, e pronto. Sua credibilidade esta na Internet para todos lerem, compartilhar, curtir e comentar, produzindo muito tráfego, engajamento e vendas.