Nesse Post vamos falar de Branding para Pequenas Empresas e as possibilidades
dessa fantástica ferramenta de Marketing.
Branding não é uma filosofia ou ideologia! Branding é uma Ferramenta de Novos Negócios Continuados! E uma explicação bem simples e objetiva, é a “Gestão de uma Marca”. Um dos pilares do marketing.
O Branding é uma ferramenta de Marketing que trata especificamente de “estratégias e táticas” para tornar sua marca conhecida e “querida” pelo público do seu segmento de mercado.
E para a Morgam gerenciar uma marca, envolve “potencializar a vocação do seu negócio” com foco na Inovação. É a administração dos “pontos de contato” de sua marca com o mercado. Forjando sua “força”, “confiança” e “reconhecimento” do seu público. Produzindo “valor”, criando “empatia”, para desenvolver engajamento, propagação da marca e a “fidelização” qualificada. Viu? Acabamos de escrever a Missão da Morgam para o Branding de nossos clientes!
Fazer Branding para pequenas empresas não é diferente que fazer para as gigantes. A diferença está na “escala” e no “tamanho do investimento“. As estratégias e táticas são as mesmas. Você terá que pensar muito e escrever esse plano, ele precisa estar escrito para ser colocado em prática, por todos de sua empresa, esse é um principio básico para o sucesso.
Os passos necessários para iniciar o gerenciamento de sua marca, vem de uma espécie de “Mantra”, que repetimos sempre: Os conhecidíssimos 4Ps do Marketing – 1. Produto, 2. Preço, 3. Praça e 4. Promoção. E aqui adicionamos mais outros dois itens: Patrimônio e Público e assim temos 6Ps. Ficando assim: 1. Patrimônio, 2. Produto, 3. Preço, 4. Praça, 5. Publico e 6. Promoção.
Não defendemos nenhum dos milhões de conceitos de Marketing espalhados pela Internet, queremos ser práticos e ajudar você a resolver e entender com gerenciar sua marca.
1. Patrimônio. Se você não é o dono, precisa pensar como dono pra gerir a marca de alguém. Sua empresa, o seu legado precisa ter uma “identidade“. Uma assinatura, ter personalidade e encantamentos.
E as palavras escritas aqui, tem poder! São parte dos “fatores de sucesso” do seu negócio. Definir sua Missão, Visão e Valores, qual é o papel da marca? Não banalize essa etapa, as gigantes como Apple e Google levam muito a sério “cada palavra” contida nesses textos. Cada palavra do texto, a seguir, foi “semanticamente” pensada para desafiar as agências de publicidade que passaram por lá. Observem e questionem o texto, o pensamento crítico educa.
Um exemplo: A missão da Coca Cola – “Refrescar o mundo – em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo – através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença – onde estivermos, em tudo o que fizermos”.
Você não vai fazer apenas um texto! Essas palavras serão o “norte”, o caminho a ser trilhado, de todas as suas campanhas de publicidade e propaganda pelo tempo de vida de sua empresa, a missão, visão e valores, deveriam ser lidos todos os dias pelos colaboradores e responsáveis pela marca do seu negócio! Isso é super importe, leve muito a serio essa etapa. Essas palavras devem descrever a “essência“, “a alma” do seu negócio.
2. Produto: Definir o que sua empresa faz? Como faz? Para que faz? E aonde faz? Que são um conjunto de atributos palpáveis, (tangíveis) e subjetivos (intangíveis) que você vai oferecer ao seu público. Mostrando ainda sua “experiência” e “autoridade” em seu segmento.
As mulheres não se depilam com aparelhos, ceras ou cremes depilatórios, que são produtos de consumo. Elas querem ficar bonitas e lindas. E assim devemos definir seus produtos. O “intangível” se tornou mais importante que o “tangível“, as emoções, sentimentos e experiências que ficam na mente das pessoas, “geram valor aos seus produtos“. Criar uma “conexão emocional” com seu público, ser a empresa que resolve o problema deles, “consolida” a marca na mente do público.
3. Preço: O valor monetário dos produtos ou serviços, o quanto o consumidor esta disposto a pagar pelo produto. O preço deve ser atrativo, isso ajuda muito, mas não é tudo, da para vender por um valor mais alto que a concorrência, desde que seus produtos e sua empresa possuam diferenciais que os consumidores valorizem.
Para falar sobre “preço” você tem que tomar como referência os “fatores externos” como, impostos, ambiente econômico, político, demanda, a concorrência e outros. E ainda os “fatores internos” equilibrando qualidade e durabilidade, equipe especializada, capacidade de produção, distribuição, assistência técnica, SAC, FAQ e outros.
E Lógico, você tem que ser bem organizado com o custo, do contrário você vai ter prejuízo e inviabilizar seu negócio. Vai ter que decidir se a formação de preço será baseada em “custos“, no “preço praticado pela concorrência” ou na “percepção de valor” por parte do consumidor.
E com relação a essa percepção. Aqui vai mais de nossos “Mantras”. “Se o preço de um produto ou serviço é um problema! Pode ser que o problema “não seja o preço” mas sim a “falta de valor percebido” pelo consumidor! Investir no “valor” do seu negócio na sua “autoridade” e ser “relevante” para seu público.
4. Praça: Aonde você vai vender esses produtos? Como você vai vender? Sua empresa tem uma sede, paga aluguel? O local geográfico, pontos de venda, os tipos e canais de distribuição, cobertura, estoque, a logística, se vai ter intermediários (o ideal é desintermediar). Essas informações devem juntadas, anotadas para serem lidas no momento de decidir seus caminhos, anote tudo.
5. Público: Para quem vai vender? Essa etapa é uma das mais importantes e deve andar em paralelo com as anteriores, ponderando sobre as implicações do público nessas fazes.
O que seu público gosta? Quais são seus valores? Quais são suas necessidades? Quais são seus interesses? Como são seus hábitos e gostos?
A eficácia de uma marca é determinada pelo nível de “confiança” e “identificação com seu público” com a marca. E aqui vai outro “Mantra”, As marcas são sentimentos e valores em movimento.
Uma boa pergunta para ser feita para refletir: Que “argumentos” o seu consumidor gostaria de ouvir, para “defender a sua marca“? Você precisa decidir “o que sua empresa quer ser para seus consumidores“, a associe-se a uma “ideia” ou um “estilo” de vida. Crie “Autoridade” (imagem de competência) e cultive os atributos dos “Experts”, sem que isso pareça prepotência.
Você tem perfil de influenciador? Você influencia as pessoas a sua volta? Tem identidade própria e original? Porque você é diferente? O que em você é diferente? Você é contra alguma coisa?
Você defende algum princípio? Qual a Sua mensagem valiosa? Você tem ma historia de origem, uma causa, uma luta ou missão? Você tem algum “super poder”?
Seja diferente, seja Interessante e seja mais humano, humanize-se, e humanize sua empresa, use a realidade da vida e objetividade, com um toque de “emocionalidade” para encantar as pessoas. Se você tem conquistas e reconhecimentos, use a seu favor!
“O valor de uma empresa pode ser construído“. Para criar valor você precisa se “diferenciar da concorrência“. Ser diferente de todas, “para ser percebido“. Por isso o Branding foi concedido e por isso funciona.
A tendência de grande parte das marcas, e isso é intuitivo no ser humano, é “copiar uns aos outros”. E isso faz sentido porque você quer fazer ou “repetir o que dá certo”, que é igual a ficar na “caixa”, “quadradinha, igual às outras”, seguro. E segurança é importante para “realização do indivíduo”.
Mas o Branding veio para tirar sua empresa do “quadrado” e fazer você “pensar fora da caixa”, “se diferenciar para ser notado, desejado e querido“.
No Inbound Marketing tratamos disso nesse outro post. Onde abordamos sobre o Marketing de Conteúdo, e conteúdo é tudo, é a melhor estratégia para construir valor e ser querido por seu público. É definitivo para o reforço da imagem, na qualidade da marca e “autoridade” dessa marca.
6. Promoção: As estratégias de comunicação visam “tornar público os diferenciais corporativo“. O “público qualificado” não propaga o que é fútil. As pessoas para promover e propagar seu conteúdo, tem que se “identificar” com seu produto ou sua empresa.
Fale sobre seus Serviços/Produtos como uma “solução para os problemas de seu público“. Tenha em mente a propagação, e “viralização” de conteúdo, onde o mundo fala para o mundo, onde as pessoas a falam dos seus Serviços/Produtos como “defensores de suas ideias e de sua marca“. Facilite esses processos para seu publico.
A marca de uma empresa é o seu maior “ativo estratégico”. A “reputação da marca“, “sua presença“, a “autenticidade“, sua “integridade” e “uniformidade da mensagem“, contribuem para “maior assimilação de relevância por parte do seu público“. Produtos medíocres são iguais a marcas medíocres. O que sua empresa faz bem, tem que ir de encontro com as “necessidades do seu público” reflita sobre isso.
Padronize sua marca. A promoção da marca, esta ligada a “dinâmica de produção de valores“. “Atraia” seu público, “mostre seus valores e fidelize“.
Se posicione, adequadamente, construa uma “percepção ideal” de marca para o seu público. “Crie valor” da marca para longo prazo e depois as estratégias de produtos e comunicação visual. Construa sua “proposta de valor relacionados às competências e atitudes“.
A percepção da marca se equivale à “expectativa e a confiança de entregas futuras de valores intangíveis, materializadas pelas experiências positivas dos indivíduos“. Consistência, clareza na razão de ser, ser firme com sua “Master Idea”, o conceito único, a guia mestra. Não jogue fora o que você já construiu.
Elabore sua proposta de negócios
bem consistente.
A Proposta Única de Vendas, sua USP (unique selling proposition) – Sua experiência, seus produtos e serviços, sua ética e sua oferta, são definitivas para o bom desempenho e consistência do seu negócio.
Uma boa proposta agrega valor ao negócio, aumentando a “percepção” e “valores” da empresa e “diminui o foco no preço“. Ou seja, uma proposta de valor que diferencie sua marca das demais aumenta sua receita.
Faça um texto claro sobre o que você oferece, o argumento de valor do seu negócio, do porque seus produtos/serviços “resolvem o problema do seu prospecte“, as características do produto, que são importantes, e o que sua “oferta” tem de “diferente“. Sua identidade e diferenciais. Use testemunhos, entrevistas, ela aumentas sua “autoridade”
Veja os critérios de sucesso e proposta de valor para sua empresa. Para refletir.
Ser diferenciado: O ponto de vista singular, com personalidade para gerar identificação, com um discurso próprio, com atitude. Cultive diferenciais com “foco da Inovação”.
Ser relevante: É a capacidade de “gerar relevância para o público” que “vá alem dos produtos“, uma marca que tenha “dialogo com seu público“. Explore as boas experiência de compra.
Ser proprietário: (equity) o “valor adicional da marca” o universo visual os elementos visuais da marca, associados aos “benefícios individuais“, para formar opinião e “bons sentimentos sobre a marca“.
Ser consciente: Onde sua empresa se coloca como “colaboradora do meio ambiente“, com os preceitos universais de “conservação da natureza“, ser “socialmente responsável” e construir o “desenvolvimento sustentável” do seu negocio.
O “nível de desenvolvimento da empresa” é medido por seu “comprometimento social“, sua “responsabilidade social“, se ela é um bom lugar para trabalhar, se o “índice de felicidade” dos funcionários é alto, a “qualidade de produtos e serviços” e outras itens.
Sobre “Brand Awareness” ou “Topo of Mind“. Os índices de lembrança da marca. Quando o consumidor lembra de uma marca não significa que ele vai comprar, o Awareness é um ótimo indicador de lembrança de marca. Mas só a “conexão e identificação” da marca com o “público” vende. Você lembra de marcas que não gosta!
Endo marketing, comece de dentro para fora, visão clara, internalizada, o alicerce interno para expandir, educar os apóstolos da marca para depois enviá-los para o “mundo“. Cuide do “interior” para que o “exterior resplandeça“.
Alimente um tipo de “comportamento” que proporcione “experiências duradouras” e as “expectativas de valores” sejam “dinâmicas“. Mantenha sua marca em forma, avaliar sempre o seu posicionamento.
Acompanhe o estado de saúde, a força, a personalidade, as percepções da marca interna e externamente, isso evitará a “dispersão de marca“, pelos Colaboradores da empresa e “Stakeholders“, por não saberem defender a marca, “crie uma cultura interna” de “conhecimento continuado” da marca. Não adianta construir uma “imagem para o publico externo” e ter uma “cultura antagonista” para o “público interno“.
O “Branding” é uma proposta “complementar do Marketing” não é só para vender, mas sim para promover convivência e construir um ativo estratégico onde “o futuro não pode ter como referencia o passado“,”o futuro é dinâmico e imprevisível“. Reflitam bem.
“A melhor campanha de branding do mundo” Agro é Tudo – Rede Globo
Agora vejam um dos grandes exemplos, se não o maior, em nosso pensamento, de uma “super” campanha de Branding feita pela Globo. Apresar de ser um produto comercial deles, é duplamente genial. Eles vendem seu produto e ainda fazem Branding.
Essa campanha ainda esta no ar, nesse período nefasto da nossa economia, e que mexeu com a mentalidade dos empresários da fortíssima indústria agropecuária do Brasil.
Não temos dúvidas disso, essa campanha mudou a sorte do povo sofrido do nosso pais. E hoje temos um pouco mais de esperanças por conta dos impactos emocionais que ela causou aos brasileiros, veja: “Agro é tech, Agro é pop, Agro é tudo. Está na Globo“.