Nesse Post vamos falar sobre a importância da Comunicação Corporativa e Empresarial
no sucesso do seu negocio dentro e fora da Internet.
Tornar público os objetivos e posicionamento do negócio, facilitar o entendimento do Planejamento Estratégico em todos os pontos de contato da empresa e com o mercado, e com isso, consolidar a reputação e autoridade da organização.
Veja no infográfico a baixo alguns pontos de contato da marca com o mercado.
A eficácia de uma marca é determinada pelo nível de “confiança” e “identificação do público” com ela. A reputação da empresa, sua imagem, a percepção do mercado, dos Colaboradores e Stakeholders é fruto do bom alinhamento dessa comunicação e do “valor” gerado pelas estratégias da empresa, que tem como objetivo preservar o negócio e endossar o sucesso da corporação.
As percepções do mercado geram “uma identidade” que produz “uma imagem”. E a somatória resulta na “reputação” da sua empresa. Que é resumida nas “Key Messages” da Comunicação Corporativa, a mensagem que será “difundida” e “repetida” pelo público, interno e externo, no final do processo.
A “reputação” é o grande “ativo” de uma empresa e é o divisor de águas para se diferenciar da concorrência. A marca, o público interno e externo, as responsabilidades sócio ambientais, a mídia, e ainda os prováveis ricos e crises são componentes que podem construir ou desconstruir todo o esforço estratégico do negócio.
Problemas causados pela falta de uma boa comunicação corporativa.
No dia-a-dia das empresas as pressões são grandes, e o público envolvido quer informação para decidir e fazer a empresa andar, isso é ótimo e a informação empregada nos lugares certos, interna e externamente, promove o resultado, isso é um fato.
O grande senão, são quando essas informações não foram discutidas, planejadas e muito menos transmitidas ao conjunto de pessoas envolvidas na gestão do negócio.
E muitas vezes esses participantes não tem a informação correta para transmitir, isso é muito comum e acontece com frequência. As chamadas “pseudo comunicações”, quando alguém fala porque precisa falar, mas não pensa no que vai ser falado e nem nas implicações do que vai ser dito. E isso poder ser um grande problema de Comunicação Empresarial.
Na Comunicação Corporativa você precisa se posicionar, previamente, e decidir se vai ter uma conduta “reativa” ou “proativa” e se preparar para isso. Não adianta pensar em comunicação, na hora do “sufoco”. Por exemplo quando esta diante da imprensa e precisa responder a uma pergunta “capciosa”.
A Governança Corporativa envolve muitos “atores“, e atores “precisam de ensaios“, precisam do “texto“, do “roteiro” e esses atores devem “ser dirigidos” e conduzidos para o espetáculo “agradar o público“. As práticas inadequadas no trato da comunicação para dentro e para fora da empresa exigem um especial cuidado e devem ser eliminadas .
Para o Marketing, a Comunicação Corporativa, deve ser conduzida nos caminhos dos “pensamentos intangíveis” que são melhor absorvidos pela mente dos públicos e assim constroem melhor a formação de opinião e criam empatia.
As empresas, em geral, tratam esses assuntos de forma mais técnica e muito formal. O Marketing adéqua essa linguagem, fazendo essa decodificação e direcionado para o “intangível”, como já dissemos, onde o resultado é mais eficaz para o mercado.
A Comunicação Corporativa, em geral, é uma função atribuída à administração da empresa no primeiro momento, que tenta fazer o alinhamento da Comunicação, entre os setores da empresa como, RH, o Marketing, a Administração, o Financeiro, o Jurídico, Produção e etc, que partem da empresa, internamente, e se dirigem a todos os públicos, internos e externos.
Essa ação, geralmente envolve um “porta-voz” que se coloca como interlocutor com os públicos e a mídia de maneira geral, que precisa ter uma uniformidade dessa comunicação e uma linguagem padronizada ao segmento em questão. Que seja responsável por essa interlocução e domine o assunto (as especializações) e defenda o posicionamento da corporação.
Se essa empresa tem um porta-voz, que saiba o que falar, ótimo, do contrário, na falta de uma pessoa com essa autoridade para falar em nome da marca, o empresário deve procurar alguém ou uma assessoria que tenha essa autoridade para endossar a comunicação da empresa, como por exemplo uma Assessoria de Imprensa.
E se você é o porta-voz da empresa e não se sente a vontade para dar uma boa entrevista, deve contratar um de um Mídia Training, que poderá orientá-lo nessa tarefa, melhorando sua eloquência e segurança nos momentos de contato com a opinião pública.
Como definir a Comunicação
Corporativa do seu negócio?
Sabemos que a comunicação tem que estar “alinhada” com o Planejamento Estratégico da Empresa. Se você não tem um planejamento deve fazer. Mesmo que seu negócio funcione bem e dê resultados bons. É importante por um simples motivo, a “maior segurança” na condução do seu negócio e a “tranquilidade” em saber que seus colaboradores saberão como conduzir o negócio sem sua interferência.
Com isso você terá mais “qualidade de vida”, pelo tempo que deixará de investir nessa tarefa e promoverá maior eficiência do conjunto da equipe, que sabem o que fazer e se sentirão mais a vontade e “seguros” para desempenhar bem o seu papel na corporação. Isso aumenta a eficácia e a reputação da marca.
Agora partindo do pressuposto que temos um planejamento estratégico. A Comunicação vai “adequar á linguagem”. “estruturar o pensamento“, o “vocabulário” e “organizar das ideias” para que assim, tenhamos as “Key Messages“, e com isso, a “compreensão” e “adesão” das partes envolvidas no processo.
E essas mensagens devem conter principais funções de uma boa comunicação: “Comunicar“, “Inspirar“, “Motivar” e “Transformar“.
As Estratégias de Comunicação na atualidade envolvem: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, canais de comunicação e mídias diversas e estão diretamente ligadas ao Planejamento Estratégico da empresa e com o Branding para atingir os Objetivos de Comunicação.
E as Estratégias e Táticas da empresa precisam estar alinhadas com os Objetivos de Comunicação e não o contrário. E importante elaborar a sua “Key Message”, as “mensagens-chave”, que são frases, cuidadosamente pensadas, que representem as “Mensagens”, que vão “Orientar” os participantes, sobre o que é “a empresa é” e o que “ela quer transmitir” para a coletividade. E de tempos em tempos, adaptá-las, porque os planos geralmente, não resistem às batalhas, e precisam de releituras.
Olhar o Planejamento Estratégico da Empresa, e avaliar aonde a Comunicação deve atuar. Definir um “espaço” onde todos saibam que a informação está, em determinado lugar, e possam ter acesso para se alinhar com os objetivos da sua empresa, como, murais internos, revistas corporativas, vídeos corporativos e de treinamento, e outros.
E tudo isso, hoje, pode ser concentrado na Internet ou uma Intranet. Cujo investimento é justificado pelo absoluto resultado que a velocidade pode proporcionar. Obrigado pela atenção.