Nesse Post vamos falar sobre as Landing Page, Squeeze Pages e Páginas de Vendas.
As Landings Pages se destinam a captura de e-mails, para desenvolver relacionamentos, engajamentos e vendas. E são fatais para o aumentar as conversões e fomentar resultados no Google Adwords.
Uma boa versão do inglês seria “página de pouso”, na tradução do Google é “aterrissar”. Esse termo está associado ao termo “navegar”. Quer dizer: você navega, navega e pousa, aterrissa em uma página. E assim, temos uma “versão” de “Landing Page”, que agora podemos aplicar outro termo usado no Marketing Digital, a “Página de Destino”.
O conceito da “página de destino”, ajuda no entendimento de algumas ações no Marketing Digital como por exemplo: Você faz uma busca, ela é exibida na “página de resultados a SERP”, você escolhe um anuncio ou link e clica nele, ao clicar você é direcionado para a “Página de Destino”. Essa página de destino pode ser “qualquer” página do seu site, inclusive a “Home”. Sim porque a página de destino pode ser uma página do seu blog. Um exemplo: Você pesquisa, “Landing Page o que é?” Vai aparecer no resultado o link dessa página, a página desse post, que você está lendo agora. Ou seja, o link que apareceu na sua busca, esta associado ao “conteúdo de sua página”, que foi indexado pelo Google e enviado como “resultado” da sua busca.
Essa Página de Destino determina se o visitante fica por mais de 5 segundos
ou sai imediatamente.
Mas atenção, essa “pagina de destino”, pode “não” ser uma Landing Page, que vamos chamar de “LP”. A função principal da LP é a captura de e-mail para criar “relacionamentos com os visitantes”, a “construção de cadastros de Leds” com o propósito de elaborar do “Funil de Vendas”, que é o objetivo fundamental do Inbound Marketing, (relacionamento e interação) uma das Estratégias de Marketing de Conteúdo, que falamos um pouco mais a frente.
Esse tipo de página é super utilizada em Campanhas de Adwords com base no CPA, custo por aquisição. Onde a “aquisição” é uma “ação executada pelo visitante”, como clicar em um botão para pedir um orçamento, ou baixar um arquivo, ou entrar na página de um produto e comprar. Nessa página, você tem que ter certeza que o “conteúdo” vai fazer o visitante a conhecer todo o site, “entender a sua mensagem”, se convencer e comprar!
Depois de entender a importância da sua “página de destino”, que deveria ser uma Landing Page, vamos falar sobre a estrutura dela.
O termo Landing Page, é genérico e temos 3 tipos básicos para classificá-las: Temos a “Squeese Page”: Que é uma Landing Page mais condensada, mais enxuta, com pouco texto. A “Landing Page” Que tem um pouco mais de texto. E temos mais uma, a “Sales Page”, ou “página de vendas” que tem mais detalhes sobre o produto e todas etapas de vendas. Mas a características comum de todas elas é a “área para cadastramento”, e captura do e-mail.
Estrutura da Landing Page
A estrutura básica da LP é: Um título super atrativo, um parágrafo pequeno para resumir sua oferta, uma foto ou vídeo, o formulário de cadastro e o botão de Call-to-action. Tente usar um bom um vídeo de demonstração do produto ou serviço, mas na falta do vídeo, use uma imagem bonita do produto para compor a dupla, texto e imagem para convencer o visitante a continuar na jornada de compras ou comprar de fato.
Estrutura da Sales Page
Já a Sales Page “página de vendas”, deve ter um pouco mais de informações, as “etapas completa de vendas” e que basicamente se constitui em: Falar sobre o “problema” do visitante, que procura por alguma informação na Internet, que em tese, procura “solucionar um problema”. Ao falar sobre esses problemas, você vai criar uma espécie de identificação com o visitante.
Na sequencia você tem que falar sobre as “soluções” que seu produto ou serviço proporciona a esse visitante, mostrar que você resolve o problema dele. Se você resolve o problema de um visitante, ele se fideliza, compra de você ainda defende sua marca.
Mais abaixo, você apresenta as “provas de autoridade“, suas ou de sua empresa, suas competências e qualificações para resolver esses problemas. Incluindo o reforço aos benefícios e soluções que seu produto oferece e que ajudam no convencimento.
E ainda pode incluir a “prova social“, depoimentos, testemunhos, entrevistas de quem conhece e pode falar bem sobre sua empresa, comentários em Redes Sociais que consumiram seus produtos e assim transmitir confiança e segurança para o visitante realizar a compra.
E por fim, pode vir um “resumo de sua oferta“, com detalhes sobre o que ele vai comprar e levar. Quais são as etapas da compra. Ofereça brindes, ou e-books, conteúdo gratuito. Pode falar de escassez – “oferta por tempo limitado“. E lógico o preço e condições de pagamento. Disponibilize o botão para comprar ou cadastrar, o Call-to-action. E faça uma chamada final, com um argumento forte que gere o impulso de compra.
Há, não esqueça dos “avisos legais”, o “disclaimer” que podem ser algumas limitações dos produtos, informações sobre entregas, ou regras que o visitante precisa obedecer, para evitar impasses jurídicos na Internet.
É isso ai, um resumo rápido para seu check-list para quando for motar sua página de vendas, sucesso!