Nesse Post vamos falar da Metologia do Marketing 8P no Marketing Digital.
Suas etapas e peculiaridades.
Aqui o Consumidor é a Estrela! Todo o foco deve ser dedicado a ele. Essa metodologia organiza e facilita a compreensão nas ações de Marketing Digital.
Os Conceitos e Estratégias de Marketing, já são velhos conhecidos dos Profissionais de Vendas e Marketing, nada mudou! O que muda aqui, é a “forma de analisar“, “classificar” e “operar” o Marketing Digital com o”Método 8P“.
O raciocínio e reflexão de um “ponto de vista inovador” sobre o consumidor da atualidade, onde o mundo digital “impera” na relação entre as Pessoas e Empresas. Que, por conta de toda tecnologia de Internet desenvolvida até hoje, possibilita a “quase absoluta“, mensuração de resultados e, consequentemente, diminuição do investimento e aumento de receita nas Campanhas Publicitárias das Empresas, ou melhor, nas Campanhas de Marketing Digital.
No digital, o estudo do mercado, mercadologia, que significa “Marketing”, precisa ter o foco no consumidor com o ponto de vista dele. E esse ponto de vista, é avaliado com “números“, que chamamos “matemática dos comportamentos” dos usuários da Internet.
A metodologia 8P, é dividida em 4 etapas fundamentais: Primeira etapa – 1º P – (pesquisa) + 2º P – (planejamento). Segunda etapa – 3º P – (produção) + 4ºP – (publicação). Terceira etapa – 5ºP – (promoção) + 6ºP – (propagação) + 7ºP – (personalização). E a Quarta etapa – 8ºP – (precisão). É um processo temporal, que trata de “estratégias” não de “ferramentas“, que são apenas componentes. E essas etapas juntas, congregam o online com o offline para potencializar sua campanha.
1º P – (pesquisa): A coleta de informações, o levantamento de números, dados, tendências, tudo relacionado ao entendimento dos quatro segmentos com foco na: 1. Empresa, ambientes internos, externos, 2. Seu público, 3. Mercado, e 4. Sua concorrência. E aqui está o fator de sucesso da campanha, são as informações coletadas, que vão definir o caminho a seguir. E, informação interpretadas de forma errada, te levará para caminhos errados, uma “furada“, fique atento.
O que mais analisar? As buscas podem dar ótimos indicadores, e tem tudo haver com “compras realizadas” ou pesquisas para compra, o que as pessoas estão pesquisando na Internet. Elas percorrem os caminhos mentais: 1. Pensam, 2. Pesquisam e 3. Agem. E se você se antecipa ao que vai acontecer consegue melhores resultados. Com o Google Trends, e as ferramentas de palavras–chave do Google Adwords, você avalia essas palavra-chave. Mas pense sempre em interpretar os pensamentos tangibilizados dos prospectes, isso te levará a descoberta de melhores palavras-chave.
Antecipar-se ao que vai acontecer, ler o “contexto” entenda “comportamento do seu público“. Quais são os “fatores de decisão” deles para a compra. E assim definir “como vai atrair tráfego“, “como vai converter“, e “como vai se relacionar” com seus Leads. Para em fim, “definir os objetivos” da Campanha de Marketing Digital.
2º P – (planejamento): Você transforma dados em analises. É momento de “fazer conclusões” sobre os dados coletados e começar a ter ideias (insights), é o inicio do seu plano de ação. Fazer o “Planejamento Estratégico” de sua campanha. Você conseguiu as informações no 1ºP e agora, vai concluir, escolhendo os “canais” e “táticas” que vão utilizar na sua campanha.
Aqui também tem inicio de suas estratégias de SEO, da sua presença digital, a “configuração” da sua Estratégia Digital, de como quer trabalhar no mercado. Com quais “palavras-chave” vai atuar e decidir se vai fazer um “site“, um “blog” ou “e-commerce“, por exemplo.
Definir como vai usar o “Marketing de Conteúdo” (Content Marketing) para “atrair” e “reter” visitantes. Os seus “elementos de persuasão“, seus “argumentos e as matérias” que vão construir a sua boa reputação, para “formar opinião” sobre o seu negócio, que o auxiliará nos fechamentos futuros.
Um ponto importante nessa etapa, é pensar como vai trabalhar o seu “Funil de Vendas“, como será o “comportamento do público“. Para poder elaborar os caminhos ideais de “conversão” da campanha que vai colocar em prática.
É a hora de pensar na “nutrição”, no conteúdo sutil que vai conduzí-lo a venda, ou melhor, o conteúdo que vai gerar “valor” para o seu negócio e consequentemente a venda.
3º P – (produção): Nesse 3ºP é o momento de “configurar” os canais que vão receber seu conteúdo. Depois de escolher quais canais vai usar, você precisará preparar o seu conteúdo para ser inserido.
O 3ºP é o 2ºP “transformado em realidade”, todo o pensamento anterior sendo praticado e viabilizado. Por exemplo: no 2ºP você disse que iria usar a estratégia de Blog. Agora no 3ºP você tem providenciar esse conteúdo para publicar.
O que você vai “produzir” para esses canais, quais conteúdos? Esse é o momento super importante, aqui está outro grande fator de sucesso da sua campanha, é a grande revolução, a razão de ser da Internet, “conteúdo” então leve muito a sério essa etapa.
E não se iluda, o conteúdo “valoriza e diferencia” seus produtos. Mas precisa ser um conteúdo que “mude a vida das pessoas”. Então trabalhe a “percepção de valor” para criar suas campanhas.
Agora também é o momento de pensar o que vai orientar seu conteúdo, se vai baseá-los no “preço” ou “valor”, porque isso define o caminho da Comunicação.
Os consumidores “não” querem comprar o seu produto, eles “querem comprar os benefícios” do seu produto. As mulheres “não” se depilam com aparelhos, ceras ou cremes depilatórios, que são produtos, “elas querem ficar bonitas, lindas”. Reflita bem sobre como conceituar seus produtos.
4ºP – (publicação): Fazer com o “Processo“. Produzir os conteúdos, decidir tipos, frequência, quantidade e volume. Pensar na “rotina” estratégia, os “mecanismos.” “Alimentar” os processos que vão validar sua campanha e fazer dar certo. Decidir suas automatizações. Agora é o momento de “educar” seu público, conduzi-los no caminho da compra.
Até aqui você arrumou a casa, ela está “azeitada”, pronta para entrar em funcionamento. E vale lembrar que “quanto mais informação” seu conteúdo tem, “mais persuasivo” você será. E nunca é demais falar, a “boa propaganda” é a que “não parece” propaganda.
Seus conteúdos devem ser produzidos para mostrar sua “autoridade” e “competências“, “suas provas sociais“, seus comprometimentos, reciprocidades e afinidades para “encantar” os visitantes. Que vão “minimizar os medos” desses consumidores e gerar conversões.
Você vai distribuir conteúdos, editorias, obedecendo as “etapas da Jornada de Compra do Consumidor“, 1. Atração, 2. Conversão, 3. Fechamento e 4. Encantamento. Construindo valor ao longo dessa jornada, e produzindo as peças digitais das ações para fazer a “manutenção de valor“. Trabalhando com os “atalhos mentais“: “Mais por menos”, “Credibilidade”, “Informação privilegiada”, “Inclusão”, “urgência”, e “diferenciação de suas iscas digitais”.
5ºP – (promoção): A empresa falando para o mercado. Promover, os primeiros passos para falar ao mercado “o que você tem de diferente“. Suas Estratégias de Comunicação, para “provocar reações” do seu público, o 6ºP. É sua empresa “cativando”, “atraindo atenção” deles para “fomentar o barulho” nas Redes Sociais.
É o momento das primeiras conversões, o “inicio do seu “Funil de Vendas”, onde você vai trabalhar de acordo com o “Momento de Compra” dos seus visitantes e Leads. Um exemplo bom para “entender a jornada” é: Você quer viajar mas não está no momento de compra, você esta avaliando a possibilidade, você ainda, não esta garimpando preço, você quer se informar e comprar no momento certo.
E agora você precisa agir. Veicular para atrair tráfego qualificado, com Adwords, Rede de Displays, Facebook ads, ações nas redes sociais e outros, gerar tráfego novo, fesquinho e convertê-los e Leads.
6ºP – (propagação): As pessoas falando para outras pessoas sobre sua empresa. Quem realiza essa etapa são as pessoas, o público que foi estimulado no 5ºP e se engajaram em sua campanha. É o momento dos “estímulos aos públicos das Redes Sociais“, e lembrem se, o “publico qualificado”, que valorizam informação, são os que geram os melhores resultados, e esse tipo de pessoas quando pensam em comprar “não propagam coisas fúteis“.
Fazer as pessoas falarem para outras pessoas, fomentar essas redes. E aqui, outro conceito de Marketing, o“Inbound Marketing” faz sucesso. Gerar “empatia”, “ser desejado” e “ser querido”, “o marketing da atração”. Atrair pelo “conteúdo original” que “cative a atenção” do público nas Redes Sociais e Blogs. E usar as “táticas de engajamento e propagação” frenética para os Leads, e encantá-los com seus produtos e serviços.
Vale lembrar que nós, seres humanos, configuramos o “tempo e o nível de tolerância” em nossas mentes, sobre tudo. Por exemplo: Nós medimos a distancia entre o “esperado” e o “realizado”, o que você comprou e recebeu de fato, a chamada “dissonância cognitiva”, isso “mexe com os medos” que temos, e quanto “menor essa distancia, menor” esse medo. E o “conteúdo” é diretamente responsável pela qualidade dessa dissonância.
E agora é a hora que “encantamos” e usamos a “arte de ser agradável”, mostramos educação, ajudamos as pessoas e nos transformamos em “queridos” do público. Hora de “formar evangelistas e militantes” de sua marca, fazer as pessoas disputarem os comentários que vem de sua empresa.
7ºP – (personalização): A convivência, o dialogo com seus leads. É o momento em que “o mercado fala com você“, e o e-mail marketing é a grande ferramenta para isso. Com os “Autoresponders“, “Newsletters” e “e-mail marketing” promocionais ou fomentadores de convivência.
E lembre-se, sempre “entregue mais do que vende“. Uma única “menção negativa“, mata sua campanha, fique atento.
Entenda a junção dessas 3 tapas: 1. Você publica, 2. recebe retorno e 3. responde, essa resposta determina o 7ºP. Quando o Lead esta “amadurecendo para colheita“, nesses momentos você deve fornecer mais alimentos, promovendo um estado de “droga adicto” que vai demandar de promoção do 5ºP.
Nessa etapa, as vendas começam a acontecer, é o momento que ter o “pós venda aguardando para encantar“, e construir mais valores e conseguir mais propagação sobre sua marca. Aqui o 5ºP, 6ºP e 7ºP se interagem e se repetem continuamente.
8ºP – (precisão): Medir os resultados. Hora de medir tudo. Quantas, vendas? Quantos leads? Os percentuais, juntar todas as mensurações e as interações entre o 5ºP, 6ºP e 7ºP.
Avaliar o que as pessoas falaram e quais canais, se o tempo de resposta foi bom, a taxa de rejeição, como as pessoas interagiram com o seu site, a visitação, quanto tempo à compra levou para acontecer. Monitorar a marca nas Redes Sociais, examinar como as pessoas receberam sua comunicação, se os seus testes AB de e-mail marketing, de postagens ou conteúdo de página deram certo ou não.
Tirar suas conclusões e voltar ao 1ºP e 2ºP e sucessivamente, revisando suas atuações e promovendo mudanças. Depois do resultado desse “primeiro ciclo”, o 8ºP, vira um grande 1ºP, ou seja, você pode se encaminhar para o seu “segundo ciclo” repleto de informações, e fazer o seu 2ºP gigante e assim por diante.
E por fim você “avalia o seu mix”, a quantidade do envolvimento de cada “P”, se você usou por exemplo, 40% do 1ºP, 20% do 2ºP, 10% do 5ºP, pois assim, você pode questionar seus desempenhos em cada “P” especificamente e melhorar mais ainda no próximo ciclo.
Avaliação do comportamento do “Funil de Vendas”. Iniciando pelo tráfego, volume, e origens, de onde vieram. A primeira conversão, quando esse visitante virou um Lead, o monitoramento das Redes Sociais, a segunda conversão, a venda, medir o nível de sua promessa comparando com sua entrega, e por fim o resultado das propagações dos Leads e Clientes, quantidade de compartilhamentos, curtidas e outros.
Você dever criar planilhas com esses dados e conclusões para facilitar o entendimento das etapas desse primeiro ciclo e assim documentar, para comparar com mo próximo ciclo, a próxima campanha.
Esperamos ter contribuído para o seu entendimento. Essa metodologia, muito detalhada e pode ser muito complexa dependendo das variáveis de uma campanha. Aqui não falamos de um centésimo do que seria razoável falar sobre esse método.